barra01d.png

CAPES PRINT PPGENF UERJ

 

Força de Trabalho e Práticas Assistenciais na Saúde e Enfermagem: A Internacionalização da produção de conhecimento na Atenção Básica a Saúde através de parcerias sustentáveis.

 

O projeto se insere no tema Saúde: Controle de Doenças e Ações pela Qualidade de Vida, que está estrategicamente alinhado às políticas de desenvolvimento científico, tecnológico e social do Estado do Rio de Janeiro e do País.

 

Considera-se que a Enfermagem é, em nível internacional, uma categoria profissional imprescindível para o acesso aos cuidados primários em saúde, o que leva a supor que essa atuação pode ser estratégica nas conjunturas de crise que afetam as políticas sociais e de saúde. A enfermagem atua, em âmbito global, com base em premissas históricas e ético políticas referidas a uma base de formação que inclui o compromisso com as coletividades, o cuidado integral e ações de educação, de promoção da saúde e prevenção, em uma perspectiva inter e transdisciplinar, além do ativismo em defesa de políticas governamentais de caráter equânime.

 

Há falta de análises comparativas internacionais sobre a força de trabalho em saúde e enfermagem, a organização do trabalho e sobre as representações e práticas de cuidado voltadas a diferentes grupos populacionais. Dada a velocidade de implementação de políticas restritivas em nível global e a multidimensionalidade do problema, instituições acadêmicas do Brasil, Espanha, França, Suécia e Portugal se propuseram a desenvolver estudos e atividades acadêmico-científicas que ampliem intercâmbios internacionais já existentes, fortalecendo a área da enfermagem como campo de produção de saberes relevantes em saúde.

Pretende consolidar parcerias e contribuir para a consolidação internacional do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, por meio da produção de conhecimento e cooperação internacional em torno da temática da organização do trabalho em saúde e enfermagem e suas práticas na atenção primária em saúde, voltadas a diferentes grupos populacionais. Serão desenvolvidos estudos em perspectiva comparada no Brasil, França, Suécia, Portugal e Espanha e outras atividades acadêmico-científicas em colaboração.

Com o projeto será desenvolvido o aprofundamento teórico-conceitual e metodológico de docentes e discentes nas temáticas escolhidas, realizadas missões de trabalho no exterior e no Brasil, renovadas e ampliadas as parcerias internacionais, ampliadas as publicações internacionais conjuntas, desenvolvidos doutorados-sanduíche e pós-doutoramentos, de forma a perseguir o contínuo aprofundamento das discussões e produção acadêmica em torno da temática da atenção primária à saúde e do papel da enfermagem nesse contexto.

 

Projetos

PROJETO: Representações Sociais e Práticas de Cuidado às Pessoas Vivendo com HIV e as Manifestações de Religiosidade na Atenção Primária

 

Equipe e Universidades:

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Profa. Denize Cristina de Oliveira (coordenadora)

Prof. Antonio Marcos Tosoli Gomes

Prof. Sergio Correa Marques

Dra. Hellen Pollyana Mantelo Cecilio

Dra. Virginia Paiva Figueiredo Nogueira

Doutoranda Yndira Ita Machado

Doutoranda Leandra da Silva Paes

Doutorando Luiz Carlos Moraes França

 

Aix-Marseille Université - França

Prof. Themis Apostolidis

Prof. Lionel Dany

Prof. Christophe Demarque

Profa. Lea Restivo

 

PROJETO: Trabalho da Enfermagem na Atenção Primária em Saúde: aspectos da organização e do processo de trabalho em conjunturas de crise

 

Equipe e Universidades:

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Profa. Helena Maria Scherlowski Leal David (coordenadora)

Doutoranda Amanda de Lucas Xavier Martins

 

Universidad de Alicante - Espanha

Prof. José Ramón Martínez Riera

Profa. Maria Dolores Saavedra Llobregat

 

PROJETO: Violência nas Relações Afetivas Íntimas de Adolescentes Escolares

 

Equipe e Universidades:

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Profa. Lucia Helena Garcia Penna (coordenadora)

Profa. Thelma Spindola

Profa. Adriana Lenho

Profa. Joana Iabrudi Carinhana

 

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra – Portugal

Prof. Armando Manuel Marques Santos

Profa. Maria Neto Leitão

 

PROJETO: Relações de Interação Social da Mulher em uma Perspectiva de Gênero e a Saúde de Trabalhadoras na Atenção Primária

 

Equipe e Universidades:

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Prof. Octavio Muniz da Costa Vargens (coordenador)

 

Linköping University – Suécia

Profa. Carina Bertero

Profa. Siw Alhagen

barra01d.png